sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NEWS: F-Secure divulga estudo sobre comportamento digital

As diferenças comportamentais entre homens e mulheres são pauta para discussão há milhares de anos e não é difícil destacar um estereótipo ou outro na hora de se referir a cada gênero. No entanto, quando o assunto é a vasta quantidade de conteúdos digitais como fotos, vídeos, entre outros formatos, a diferença entre os sexos pode ser ainda mais significativa.

Uma pesquisa da F-Secure mostra que homens dão mais atenção à quantidade de conteúdo que possuem do que as mulheres, mas elas compartilham esse conteúdo com mais frequência. O estudo, concluído pela Gfk, abrangeu entrevistas pela web com 6 mil usuários de banda larga, com idade entre 20 e 60 anos, de 15 países: Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polônia, EUA, Brasil, Chile, Colômbia, Austrália e Malásia.

Quando questionados sobre a quantidade de conteúdo digital relacionado a fotos, vídeos, documentos e outros arquivos que eles têm em dispositivos, 23% dos entrevistados dizem que têm mais de 100 gigabytes de conteúdo, em comparação com 12% das mulheres. As entrevistadas em geral parecem não se importar com a quantidade de conteúdo, mas sim com o seu valor. Segundo a pesquisa, 46% das mulheres não sabem quantos arquivos possuem na rede, contra apenas 23% dos homens que dizem não saber sobre a quantidade de dados que mantêm online.

Quando o assunto é back-up os homens mostram uma preocupação maior com a preservação de conteúdos, 77% afirma fazer back-up contra 75% das mulheres. O levantamento aponta ainda que os homens estão um pouco mais dispostos a usar um serviço de back-up na nuvem, 25% afirma utilizar o serviço versus 21% das mulheres. Os demais usuários assumem que ainda utilizam de dispositivos como pen-drives, HDs externos e CDs para armazenar documentos. Dentro desse cenário, os homens dizem ainda fazer back-up de conteúdos com maior frequência e 33% realizam essa tarefa pelo menos uma vez por semana. Já entre as mulheres, apenas 25% realiza a função.

Facebook

Seja para fins de armazenamento ou apenas para compartilhar com os amigos, o Facebook figura no topo da lista de plataformas escolhidas para guardar informações. De acordo com a pesquisa, as mulheres são as que mais usam a rede social para este fim, com 39%. As entrevistadas assumiram carregar conteúdos no site pelo menos uma vez por semana em comparação a 34% dos homens.

O YouTube vem em segundo lugar e é um pouco mais popular entre os homens, 21% deles inserem conteúdo no site pelo menos uma vez por semana, seguidos por 19% das mulheres. Em se tratando do uso geral do Facebook, as mulheres utilizam a rede social mais do que os homens; 82% para elas e 78% para eles.

O armazenamento de conteúdo em nuvem levanta diversas questões sobre segurança. Entre as mulheres a preocupação é maior, 61% afirmam ficar apreensivas com o acesso não autorizado ao conteúdo que mantêm na nuvem e em serviços de back-up ou sites de redes sociais, já entre os homens essa preocupação atinge 57%.

Quando os usuários do Facebook foram questionados sobre as configurações de privacidade, 23% dos homens e das mulheres concordaram que não sabem como definir as configurações da plataforma para o nível de privacidade desejado. E quando a questão tratou dos filhos, os entrevistados apresentaram novamente preocupação igual, com 57% afirmando não se sentirem confortáveis ao saber que seus filhos podem não ter as configurações de segurança e privacidade adequadas.

Dispositivos

O mundo atual é multidispositivo e ambos os gêneros concordam que seria útil conseguir acessar todos os conteúdos de qualquer dispositivo. 64% das mulheres e 63% dos homens dizem que seria útil ter todo seu arquivo acessível em todos os seus dispositivos, onde quer que estejam. Já 60% dos homens e 59% das mulheres concordam que seria útil conseguir gerenciar em um só lugar todo o conteúdo armazenado nos variados serviços on-line que usam. 


Fonte: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=14549&sid=41

Nenhum comentário:

Postar um comentário